sábado, 25 de junho de 2016

Marketing (parte 6)

Oi ppl,

hoje o tema são preço e praça

O preço não é um mero número em uma etiqueta. Ele assume diversas formas e desempenha muitas funções. Aluguel, mensalidades escolares, tarifas de transporte público, honorários, pedágios, adiantamentos, salários e comissões são preços pagos por algum tipo de bem ou serviço. O valor agregado que justifica a troca: O montante de dinheiro pago em troca de uso de um benefício proporcionado pelo produto ou serviço.

Mas como ele é influenciado? Depende de várias coisas, como custos, ambiente, concorrentes, aspectos organizacionais, consumidor, distribuidores, canais, equipes de vendas e mercado.


Para Kotler e Keller (2006), o preço é o único elemento do composto de marketing que produz receita, os demais produzem custo.


De modo geral, as empresas não determinam um preço único, mas elaboram uma estrutura de determinação de preços que reflete variações geográficas na demanda e nos custos, exigências de segmento de mercado, oportunidade de compra, níveis de pedidos, frequência de entrega, garantias, contratos de serviço e outros fatores. 

Um outro ponto dos 4P´s é a praça, é como será distribuído o produto. Tem que ter a preocupação de onde, como, quando e sob que condições o produto deverá ser colocado no mercado. 


A maioria dos fabricantes não vende diretamente para os consumidores finais; entre essas duas pontas, vários intermediários realizam diversas funções. Esses intermediários constituem um canal de marketing (também chamado canal comercial ou canal de distribuição).


Os canais de marketing também representam um custo de oportunidade substancial. Um de seus principais papéis é converter compradores potenciais em clientes lucrativos. Os canais de marketing não devem apenas servir aos mercados, mas devem também criar mercados.

Até a próxima.

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