quinta-feira, 23 de junho de 2016

Marketing (parte 4)

Oi ppl,

o tema de hoje é 4 P´s, é o mix de marketing. 
Preço
Praça
Produto
Promoção
É o conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado alvo. 

Produto é tudo aquilo que pode ser oferecido para um mercado a fim de satisfazer uma necessidade ou um desejo, incluindo bens tangíveis, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.

Os produtos são classificados de acordo com suas características de durabilidade, tangibilidade e uso (de consumo ou industriais). 

Os bens de consumo são produtos de conveniência, de compra comparada, de especialidade e de produtos não procurados com frequência.


Ao planejar sua oferta ao mercado, o profissional de marketing precisa levar em conta os cinco níveis de produto (benefício central, produto básico, esperado, ampliado e potencial) . Cada nível agrega mais valor ao cliente, e os cinco juntos constituem a hierarquia de valor para o cliente.

Para diferenciar um produto, vimos sua forma, características, customização, qualidade de desempenho e conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de reparo, estilo e design do produto.


Cada produto pode ser relacionado com outros produtos, para assegurar que uma empresa ofereça e coloque no mercado o conjunto ideal de produtos.

Falemos do mix de produtos, que é o conjunto de todos os produtos e itens que uma empresa põe à venda. Possui:
1. Abrangência – número de linhas de produtos da empresa.
Ex.: Parmalat possui 6 linhas de produtos: Leite, massas, biscoitos cereais, derivados de tomate e margarinas.
2. Extensão – número de itens de produto em cada linha.
Ex.: Linhas de leite Parmalat – integral , desnatado, semidesnatado, fortificado, light, etc.
3. Profundidade – número de versões do produto.
Ex.: Quantidade de sabores ou tamanhos.
4. Consistência – nível de semelhança entre as linhas e os produtos quanto a determinadas variáveis.

Ex.: canais de distribuição, qualidade, imagem da marca, etc.
Para chamar mais atenção, a embalagem está ganhando destaque no mercado, pois ela reforça a marca e a empresa, ela inova a cada tempo, mostra o poder aquisitivo do consumidor e é um autosserviço.

Existe uma preocupação com a rotulagem pois ela precisa está de acordo com a lei. Ela tem função de identificar, classificar, descrever e promover o produto.

A empresa dá garantias ao consumidor, garantias de funcionamento, e oferecem as garantias estendidas e contratos de serviço para reduzir o risco percebido pelo cliente.

Até a próxima. 

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