terça-feira, 21 de junho de 2016

Marketing (parte 2)

Oi ppl,

seguindo as ideias do tema da semana...

Ambiente de Marketing é o conjunto de fatores externos ou internos à empresas que interferem nas decisões e nos resultados das ações de marketing realizadas.


Vamos pensar grande, vamos pensar no produto em vários lugares! A ideia de marketing global significa ter uma visão abrangente das diferentes áreas de negócios com vistas a identificar oportunidades e riscos para a expansão da atuação da empresa.

Segundo Kotler, o macroambiente compreende “as forças sociais maiores que afetam o microambiente” e estas forças, incontroláveis, compreendem:
  • Demográficas e Econômicas: O crescimento da renda per capita da população em um determinado mercado, por exemplo, tem influência direta no poder de consumo dela;
  • Tecnológicas e ecológicas: As empresas tem que acompanhar os avanços tecnológicos para que seus produtos continuem modernos e úteis. Os fatores ecológicos também influenciam a Empresa, à medida que uma indústria pode se beneficiar da vegetação local, etc;
  • Sociais e Culturais; Embora muitas empresas sejam nacionais ou até transnacionais, elas são influenciadas por aspectos culturais regionais. Dessa forma, muitas decisões têm de ser pensadas de forma global, ou seja, contemplando toda a empresa, mas sem desrespeitar as especificidades locais;
  • Políticas e legais: A legislação de um estado ou de um país influencia diretamente uma empresa, à medida que podem dar incentivos ou podem restringir sua produção. Um exemplo disso são as empresas que buscam países com leis ambientais menos rígidas para poderem instalar suas fábricas.
O microambiente é constituído pelos agentes próximos à empresa que afetam sua capacidade de entender seus clientes e possui os seguintes componentes:
  • Empresa
  • Fornecedores
  • Intermediários de marketing
  • Clientes
  • Concorrentes
  • Público
O ambiente organizacional é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.
Ele influencia na adequação da empresa ao ambiente externo e consequentemente ao desempenho organizacional. 

Com tudo isso é preciso que algum setor observe todas as mudanças que ocorrem no mercado e é criado o SIM -  Sistema de Informações de Marketing. Ele é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir as informações necessárias, oportunas e precisas a tomadores de decisões de marketing.

Até a próxima.






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