segunda-feira, 20 de junho de 2016

Marketing (parte 1)

Oi ppl,

o que é marketing? 
"É preciso descobrir o que o consumidor quer, ou necessita, e a partir daí orientar uma produção mais racionalizada." (Marcos Cobra)
O marketing estuda o mercado. Antes ele só visava o cliente, mas hoje visa o cliente, a sociedade e o meio ambiente.

Para Kolter e Armstrong, existem 5 conceitos essenciais de marketing:
  • Necessidades, desejos e demanda;
  • Produtos e serviços;
  • Valor, satisfação e qualidade;
  • Troca, transações e relacionamentos;
  • Mercado, posicionamento e segmentação.
Comecemos por necessidades, elas são as exigências humanas básicas (físicas, sociais, declaradas, reais, não declaradas, "algo mais" e secretas.

Os desejos são objetos que acabam satisfazendo as necessidades.

Já a demanda é a procura por um determinado serviço ou produto, mas não significa que seja um desejo. O que gera a demanda é o acesso a obter este serviço ou produto.

Produto é algo que é oferecido ao mercado para satisfazer um desejo, é visto a sua característica (tangível). Serviço só pode ser conhecido depois de ser comprado, são produtos intangíveis.

Valor para o cliente é a diferença do que ele ganha com os serviços tangíveis e intangíveis com o que ele gasta para adquiri-lo.

Satisfação é o julgamento comparado com sua satisfação ao ter o produto/serviço.

Qualidade tem impacto com aquilo que é adquirido, causando uma boa ou má satisfação.

Troca é o conceito fundamental do marketing. Nela ocorre transações, aonde você dá um valor e recebe outro. Seria uma transação de curto prazo. Mas hoje em dia existe a preocupação com as transações de longo prazo, o marketing de relacionamento.

Mercado é aonde ocorre a oferta e a demanda do produto e terá os compradores atuais e potenciais deste produto.

Se ocorre um interesse por um produto, o profissional de marketing traça uma segmentação do perfil do comprador e  posiciona a mente deste para produtos com ofertas mais atrativas e alguns benefícios essenciais, que diferem de outros produtos.

Quais seriam as funções do marketing?

Os dois principais objetivos do marketing são atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter os clientes atuais, propiciando-lhes satisfação.

Suas funções são:
  • Marketing tradicional: Envolver pesquisa de mercado, publicidade, comunicação pela Internet, determinação de preços, promoção de vendas, relações públicas, etc.
  • Marketing interativo: integrar às funções de produção e consumo, nas interações comprador-vendedor ou encontros de serviços.
O marketing holístico surge para reconhece que no marketing ‘tudo é importante’ – o consumidor, os funcionários, os concorrentes, bem como a sociedade como um todo. Assim, pode ser visto como o desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos. 



Até a próxima.

Um comentário: