o que é marketing?
"É preciso descobrir o que o consumidor quer, ou necessita, e a partir daí orientar uma produção mais racionalizada." (Marcos Cobra)O marketing estuda o mercado. Antes ele só visava o cliente, mas hoje visa o cliente, a sociedade e o meio ambiente.
Para Kolter e Armstrong, existem 5 conceitos essenciais de marketing:
- Necessidades, desejos e demanda;
- Produtos e serviços;
- Valor, satisfação e qualidade;
- Troca, transações e relacionamentos;
- Mercado, posicionamento e segmentação.
Comecemos por necessidades, elas são as exigências humanas básicas (físicas, sociais, declaradas, reais, não declaradas, "algo mais" e secretas.
Os desejos são objetos que acabam satisfazendo as necessidades.
Já a demanda é a procura por um determinado serviço ou produto, mas não significa que seja um desejo. O que gera a demanda é o acesso a obter este serviço ou produto.
Produto é algo que é oferecido ao mercado para satisfazer um desejo, é visto a sua característica (tangível). Serviço só pode ser conhecido depois de ser comprado, são produtos intangíveis.
Valor para o cliente é a diferença do que ele ganha com os serviços tangíveis e intangíveis com o que ele gasta para adquiri-lo.
Satisfação é o julgamento comparado com sua satisfação ao ter o produto/serviço.
Qualidade tem impacto com aquilo que é adquirido, causando uma boa ou má satisfação.
Troca é o conceito fundamental do marketing. Nela ocorre transações, aonde você dá um valor e recebe outro. Seria uma transação de curto prazo. Mas hoje em dia existe a preocupação com as transações de longo prazo, o marketing de relacionamento.
Mercado é aonde ocorre a oferta e a demanda do produto e terá os compradores atuais e potenciais deste produto.
Se ocorre um interesse por um produto, o profissional de marketing traça uma segmentação do perfil do comprador e posiciona a mente deste para produtos com ofertas mais atrativas e alguns benefícios essenciais, que diferem de outros produtos.
Quais seriam as funções do marketing?
Suas funções são:
- Marketing tradicional: Envolver pesquisa de mercado, publicidade, comunicação pela Internet, determinação de preços, promoção de vendas, relações públicas, etc.
- Marketing interativo: integrar às funções de produção e consumo, nas interações comprador-vendedor ou encontros de serviços.
O marketing holístico surge para reconhece que no marketing ‘tudo é importante’ – o consumidor, os funcionários, os concorrentes, bem como a sociedade como um todo. Assim, pode ser visto como o desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos.
Até a próxima.
Adorei as informações!
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