quarta-feira, 22 de junho de 2016

Marketing (parte 3)

Oi ppl,

precisamos dividir o mercado... precisamos segmentar o mercado, pois ai as vendas serão mais direcionadas ao público específico.

Quais são estes níveis de segmentação? Temos:
  • Marketing de massas: Visa o consumidor médio, sem distinção de um política especifica e oferecendo o mesmo produto, com o mesmo preço, com a mesma promessa e nos mesmos locais.
  • Marketing de segmento: Visa selecionar um segmento específico, olhando seu comportamento, sua motivação, sua necessidade e adotando uma política diferenciada de marketing. 
  • Marketing de nicho: Visa um grupo ainda menor do segmento. Seu atendimento é exclusivo. 
  • Marketing local: Visa olha a área geográfica e promover um serviço para este local. 
  • Marketing de Customerização: Visa nas ideias dos clientes para criar um produto de sua escolha, dando autonomia no fornecimento de plataforma e ferramentas para desenharem os próprios produtos. 
Quais as características que devemos olhar para segmentar o mercado? Devemos analisar a área geográfica (regiões), a área demográfica (dados da população), a área psicográfica (estilo de vida, personalidade e valores) e a área comportamental (comportamento, fidelidade, atitudes, etc). Tudo para ajustar o programa de marketing e reconhecer os diferentes clientes.

Sabendo de tudo isso, como posicionar um produto no mercado?

Vamos criar estratégias de posicionamento, com diferenciação de produtos, de serviço, por funcionários (eficientes e treinados), por canal de distribuição e por imagem. Tudo isso para tornar o produto único, com características próprias e distinguir dos seus concorrentes.

Até a próxima.

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