hoje vamos falar do ciclo de vida do produto.
São 4 estágios distintos na história das vendas do produto.
Como tudo que inicia, tem uma apresentação/introdução. Ninguém conhece o produto, você precisa apresentá-lo e ai começa a gastar e muito. Seus lucros não são altos, você precisa achar um local de venda e distribuição, precisa fazer propaganda, comprar material para confeccionar.. enfim... só gastos! Em contra-partida, tem quase nada de concorrente.
Passada esta etapa, vem o crescimento. Os custos ainda estão em alta, mas vai aparecendo o retorno com as vendas. Você continua a fazer propaganda, mas precisa continuar com o preço alto, para cobrir os custos que ainda tem. Começa a surgir os concorrentes e para não perder a clientela, oferece promoções e abaixa um pouco os preços. Preocupações a mil, com a demanda, com o aperfeiçoamento, com os métodos de produção em linha, com a distribuição... não para um segundo.
Enfim, o produto está no mercado, reconhecido (maturidade), comercializado e com a concorrência acirrada. Ou pode ser o contrário, cai e desaparece. Mas se tem sucesso, a jornada se torna longa, com procuras, ofertas e se estabiliza com a concorrência. É um período mais tranquilo, mas sempre tem que está de olho no mercado, para atrair novos consumidores.
Nesta etapa é preciso ter maturidade inovativa, é quando as empresas conseguem melhorar as vendas através das seguintes estratégias:
- Novos usos para os produtos.
- Novas características e refinamentos do produto.
- Aumento da segmentação de mercado.
- As vendas são representadas através de uma linha quebrada, cada novo uso levando a um período maior de crescimento.
Até a próxima.
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