sexta-feira, 24 de junho de 2016

Marketing (parte 5)

Oi ppl,

hoje vamos falar do ciclo de vida do produto.

São 4 estágios distintos na história das vendas do produto.

Como tudo que inicia, tem uma apresentação/introdução. Ninguém conhece o produto, você precisa apresentá-lo e ai começa a gastar e muito. Seus lucros não são altos, você precisa achar um local de venda e distribuição, precisa fazer propaganda, comprar material para confeccionar.. enfim... só gastos! Em contra-partida, tem quase nada de concorrente.
Passada esta etapa, vem o crescimento. Os custos ainda estão em alta, mas vai aparecendo o retorno com as vendas. Você continua a fazer propaganda, mas precisa continuar com o preço alto, para cobrir os custos que ainda tem. Começa a surgir os concorrentes e para não perder a clientela, oferece promoções e abaixa um pouco os preços.  Preocupações a mil, com a demanda, com o aperfeiçoamento, com os métodos de produção em linha, com a distribuição... não para um segundo.
Enfim, o produto está no mercado, reconhecido (maturidade), comercializado e com a concorrência acirrada. Ou pode ser o contrário, cai e desaparece. Mas se tem sucesso, a jornada se torna longa, com procuras, ofertas e se estabiliza com a concorrência. É um período mais tranquilo, mas sempre tem que está de olho no mercado, para atrair novos consumidores.
Nesta etapa é preciso ter maturidade inovativa, é quando as empresas conseguem melhorar as vendas através das seguintes estratégias:
  • Novos usos para os produtos.
  • Novas características e refinamentos do produto.
  • Aumento da segmentação de mercado.
  • As vendas são representadas através de uma linha quebrada, cada novo uso levando a um período maior de crescimento.
Chegamos ao fim do ciclo, aonde ocorre o declínio, ocorrem as quedas no volume de vendas. Pode ser por causa de uma nova tecnologia ou porque o interesse do consumidor mudou. Para resolver o problema, começa cortando os custos, fazer modificações no produto, no seus usos, na busca de novos mercados. Este período pode ser rápido ou lento. Se nada dê certo, está fora do mercado.

Até a próxima.

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