quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Palestra do dia 21/07 - Masterclass II

A arte e Design de "Rio", por Tom Cardone


Um dos problemas de criar uma arte é o mundo real. Você precisa ter um olhar diferente para conseguir criar. Para isso, você precisa pesquisar o local.

Como criar um estilo?

* Desenhar;
* Fotos de referência;
* Pessoas que vivem no local;
* Tons (escolher).

Comece com um rascunho e crie um guia de estilo, pois geralmente 20% é caracterizado e 80% é realidade.

No filme Rio, foi feito personagens com cabeça um pouco maior que a realidade, para "casar" bem com o meio ambiente.
As nuvens e montanhas são a caracterização da paisagem. Já o grafite, foi feito o próprio grafite.
Faz-se o desenho da silhueta, antes de passar para os detalhes. Analisa o volume para facilitar a modelagem. Depois que acha o modelo certo, trabalha com argila e posteriormente com o z-brush. Após escultura, passa para modelagem.
Obs: São gerados muitos desenhos, para resolver o problema de cada detalhe.

Para a questão dos olhos dos personagens, foi feito com maiores detalhes e grandes.

O pessoal de artes, quando desenha, observa o menor número de coisas possíveis.

Cor:
Muda o padrão de cada personagem, da sua fantasia, da sua pele, do seu cabelo.. Existe uma paleta de cores (para os pássaros).

Plantas:
Existe uma variação de plantas sendo que algumas são réplicas de outras, só mudando sua escala, posição, textura e forma.

Set design:
Começa com o rascunho. Cria um conceito do set. Passa para o story reel e posteriormente faz o desenho do conceito sólido.
Atenção para os detalhes!!
Cria um set temporário, que é bem leve, para fazer teste de iluminação.
Tem o layout e faz o trabalho de câmera.
Por fim, o animatic.

Materiais:
*Pintura: cor, textura, valor geral nas poses.
Obs: Observa muito a escala.
Para 3D, cor e textura são testados.
Obs: Edificios foram feitos com box. Cria a atmosfera.
*Color design: teoria das cores,ambientação (iluminação, dia, momento e emoção), controlar contraste.
Na sequência do sambódromo, teve muita variação de cor.

Iluminação e atuação:
Luz e sombra, foco e saturação das cores. A referência foi o cinema dos anos 40.
Em filmes de iluminação 2D, a pintura de fundo dá uma ideia do que pode ocorrer numa cena.
Utilizou-se cores para impacto emocional.
Ex: Ave com uma luz vermelha em cima de um ambiente semi-escuro, dando a ideia de mal.
Para visualizar ideia, pinta em pequenos quadros para ter essa ideia no cinema.
Transição noite -> dia: céu magenta, calor nos carros alegóricos.
Luz nos personagens, quando estão em ambientes escuros, por ex: quando estão vendo TV.
Utiliza luzes de cores quentes e frias.
Chave de cor: Faz um teste com as cores, pintura digital. (final)
Fazer uma planilha de expressões.
Trabalharam 20 pessoas na parte de design de arte mais os freelancers.

Finalizou palestra dizendo que adora pintar a óleo nas horas livres, mas no estúdio, ele não utiliza tinta.

Obs: Nesta palestra não foi possível tiram foto.

Até a próxima.

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