domingo, 21 de agosto de 2011

Anima Forum (que passou em julho)

Agora estou tendo tempo para postar o que ocorreu no Anima Forum 2011. Vamos lá.

Eu fui na mesa-redonda do dia 20 de julho. O tema era Animação para Exportação, com: Becky Bristow (Mattel Inc.), Kevin Geiger (magic Dumpling Entertainment), Wen Feng (Magic Dumpling Entertainment) e Reynaldo Marchezini (Flamma Films).

Em debate: "Exportar animação muitas vezes garante a sobrevivência dos estúdios. Como se estruturar para enfrentar as demandas do competitivo mercado internacional e garantir continuidade da produção?"

Iniciou com Reynaldo Marchezini comentando sobre 2007 a 2011 e sobre a série animada "As princesas do mar". Esta série já está passando em 128 países, com custo de 7 milhões de dolares por cada temporada e 190 produtos licenciados. Já tem 2 temporadas de 52 episódios e pré-venda na Austrália e Alemanha.

Ele frisou que não é possível ter lucro apenas em um único país e que ele está participando da série de Monteiro Lobato (aguardem!).

Para exportar é necessário viajar, ter uma rede de relacionamento, track record (local de produção de animação), informação (broadcasters, produtores, distribuidores..). É preciso fazer um pitch que seja a cara do cliente/canal, pois senão for, acaba perdendo oportunidades e queimando o projeto.

O quadro que ele apresentou foi :

Amadurecer=> Capacitação-> Experiência-> Compartilhar-> volta para capacitação
Gerir=> Investidores -> Gestão -> Comercialização -> volta para investidores
Diversificar=> Empresas -> Projetos work-for-hire e Serviços -> Técnicas, temas, público e plataformas -> volta para empresas.

Amadurecer -> Gerir ->; Diversificar -> volta para amadurecer
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A seguir foi o pessoal da Magic Dumpling, Kevin e Wen.
Kevin era um artista e foi para modelagem na Disney, aonde foi subindo de posição. Ele trabalhou no filme Chicken Little (aonde lhe deu a idéia de como se faz um longo). Ao todo, foram 12 anos de Disney. Há 3 anos que ele está na China.
Wen trabalhou no cinema independente. Ela centrou em animação educacional.
Eles começaram a palestra questionado: Como enfrentar a demanda?

* Quantas oportunidades;
* O lucro deve ser analisado (merchandising);
* O potencial do mercado deve está bom;
* Ter ciência que existe várias pressões;
* Qualidade X qualidade

Outra questão abordada: O que é ser Internacional?
* EUA?
* Orçamento?
* Mercado maduro como Hollywood?
Bem, na visão deles, esta questão tem haver com o potencial internacional, mas, acima de tudo, você deve gostar do seu povo. Porque fazer uma animação com o estilo de outro país se o seu é rico em idéias, personagens e estória??
A partir disso, eles mostraram o trabalho deles: Legend of a rabbit .
Como foi feito:
* Desenvolvimento de uma estória
  • Emoção;

  • Imaginação.

Brainstorming -> [Brainstreaming] -> Story Boarding -> Screenwriting -> volta para Brainstorming
* Característica
  • Design;

  • Personalidade.

Obs: Utiliza a cultura local.
Alguns projetos: Snowball (em 3D), Stone cold (em 2D), Tofu Boy (em 3D), Zoo crew(heróis adolescentes), Dr. Sun (série animada).

Como é o mercado na China?
Existem alguns limites na China. Eles importam 30 longas, mas suas regras são restritas na TV. No horário nobre não pode mostrar animação.
Uma questão interessante é que nem sempre o que passa na região pode agradar o mercado internacional. Mas, e dai?

Outro ponto é garantir um trabalho suficiente (máximo de 3) e a contratação tercerizada, quando necessário. O difícil é o investimento, mas tem que ter motivação. Jogue suas ideias em locais que tem gente e não tem ideia. Tenha espirito de equipe, pois um trabalho em grupo ajuda na criação.
A equipe se divertiu?? Então o trabalho terá sucesso.

E por fim, a revolução da distribuição está aí, o modelo está mudando.. Viva a revolução digital.
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Agora foi a vez de Becky, da Mattel.
Fez CalARTS, em 1973. Animadora depois de 3 anos, ela abriu seu próprio estúdio. Também fez algumas coisas para Disney. Já está a 38 anos na área, além de trabalhos na TV e docência.
Sua meta: Faz todo ano 1 curta.
Um trunfo: Foi professora de importantes animadores e também de alguns que foram para o Oscar.
Depois de 5 anos no estúdio da Califórnia, ela foi para Bengin (China) e lá ela fez muita coisa gratuita. Começou tendo 15 pessoas trabalhando para ela, hoje são 260 . Suas séries viram licenciamento, pois Mattel cria animação para vender bonecos. São 26 episódios por temporada.

Na cadeia produtiva, o que é mais caro? Animação, 78%.

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