domingo, 25 de julho de 2010

Anima Mundi - Sábado, 24 de julho

Ontem eu fui ver a amostra de "Animação Experimental" da CalArts e a palestra - Filme Direto - de Maureen Furniss.

Na Animação Experimental foram apresentando diversos curtas, que colocarei minha opinião sobre o que achei.

Vamos a elas...

Sausage City, 1974, duração: 00:04:18, de Adam Beckett
Opinião: Achei muito doido, não tinha nexo e o som também não tinha ritmo. Ele utilizou técnica 2D.

The Mysteriams, 1974, duração: 00:04:00, de Kathy Rose
Opinião: Outra coisa de louco. Entendi que era manipulação de imagens se tornando em outras, mas não via muito nexo nas coisas. O som é repetitivo e cansativo. Ele utilizou técnica 2D.

Animal Crackers, 1978, duração: 00:02:00, de Mark Kirkland
Opinião: Outra técnica em 2D, aonde as imagens dão formas a outras. Brinca com cores para mexer com a vista. Nem preciso escrever que também não gostei.

Phases, 1978, duração: 00:05:52, de Henry Selick

Opinião: Novamente a idéia de uma imagem dar forma a outras. Utilizou técnica 2D e explorou bastante os princípios de animação. Os movimentos de caminhada estavam excelentes. Este eu gostei, apesar do som ser muito repetitivo e as cores quentes me incomodarem a vista.

Papiers Animés, 1979, duração: 00:03:41, de Paul Demeyer
Opinião: Interessante. Ele utilizou técnica de recorte e desenhos em papéis, dando idéia de movimento. Também tem o lance de várias imagens montando outras. Tem diálogo.

Nitemare, 1979, duração: 00:05:18, de John Lasseter (hoje: diretor executivo da Disney/Pixar)
Opinião: Adorei o roteiro. A história se baseia nos monstros noturnos que assombram uma criança, que tenta dormir. No final, são estes que acabam sendo ajudados pela criança. Técnica em 2D.

The lady and the lamp, 1979, duração: 00:04:00, de John Lasseter
Opinião: Boa animação, bom roteiro, tem fala. Técnica feita em 2D.Adorei.

Commuter, 1981, duração: 00:04:41, de Michael Patterson
Opinião: Eu já tinha visto um dos trabalhos dele em um clipe do A-ha. O que ele mostrou aqui foi a mesma idéia de uma história em quadrinhos em movimento. Brinca muito com luz e sombra. Técnica em 2D. Sonoplastia impecável.

The sum of them, 1983, duração: 00:04:00, de Christine Panushka
Opinião: Técnica em 2D. Eu entendi que seriam pessoas em frente a uma câmera fazendo caretas. Todas tem características iguais: carecas e peladas. Som de natureza. Digamos que foi interessante.

Voices, 1985, duração: 00:04:06, de Joanna Priestley
Opinião: Gostei da idéia da animadora de fazer ela mesmo e mostrar suas idéias com formas bizarras e até explicativas de como as coisas fluem em sua cabeça. Ela também utilizou da fala para explicações. Utilizou técnica 2D. O som foi clássico.

Buzz box, 1985, duração: 00:09:20, de David Daniels
Opinião: HORRÍVEL. Além de mexer SEMPRE com cores quentes e em movimentos constantes, o som é alto demais e as mensagens subliminares incomodavam muito. Eu não consegui ficar olhando por muito tempo, tive dor de cabeça e reparei que outras pessoas tiveram a mesma coisa. Me pareceu que trabalho com tinta.

Man´s best friend, 1986, duração: 00:01:26, de Ralph Eggleston
Opinião: Por causa do anterior, eu não observei bem este. A história me pareceu boa, mas o som foi horroroso.

Not unlike a wagnerian tragedy, 1985, duração: 00:03:25, de Ralph Eggleston
Opinião: Achei o roteiro bom, com excelente acompanhamento instrumental. Utilizou técnica 2D.

A próxima atração foi a Palestra de Maureen Furniss, sobre Animação direta na película.

Maureen apresentou sua palestra com diversos exemplos de animações. Ela reforçou muito a boa idéia.

A 1ª foi Madame Winger makes a film - A survival guide for the 21st century.
O artista está trabalhando diretamente na película e existe a falta de acesso a tecnologia.

Seguindo, Buffalo Lifts (2004), de Christina Battle. Filme feito levando películas de outros filmes e sobrepondo cada um.

Os filmes diretos são diferentes dos projetos convencionais. Filme direto funciona dentro da própria película. Serve como complemento ou trabalho de arte.

Der antifilm (1997), por Thorsten Fleisch. Este filme não é um projeto porque se for mostrado ele se destruiria.

Mothlight (1963), por Stan Brakhage. Feito em 16mm. Ele fez o filme baseado em sua própria experiência. Ele estava passando um problema financeiro em sua vida e utilizou as mariposas para detalhar isso. As mariposas morrem quando chegam próximo a luz e era isso que ele queria retratar metaforicamente.

Som direto...

Sea song (1999), de Richard Reeves. Ele criou som, antes das imagens.

Blutransch (blood hist, 1998), por Thorsten Fleisch. Neste, ele utilizou seu próprio sangue para mostra as diferentes etapas.

Para que se utiliza filme direto?? Para experimentar técnicas e aperfeiçoar uma técnica específica. Existem muito de abstrato, de detalhes, do incontrolável, do decorativo. Compartinha do original.

Tem os feitos em miniaturas, lápis, colagem, aplicações digitais, fotogramas...

Macha´s curse (1990) - miniaturas, de Rose Bond. 12 imagens por segundo numa duração de 2 segundos. Animou de 2 em 2 fotogramas.

Trade tattoo (1937), de Lenhye. Utilizou stencil. Ocorre um senso de continuidade entre fotogramas.

Still life with small cup (1995), de Paul Bush. Baseou-se em obra de arte de Giorgi Horandi.

Betty Creek (2005), de Robble Land. Tentou fazer uma recriação do ambiente em que viveu. Fez uma colagem de objetos deste local e fez manipulação do que fotografou.

Iron Apple (2008), por Rachael Walls. Influência de frame a frame de Robert Breer e Len Lye.

Loretta (2003), de Jeanne Liotta. Fotograma. Pegou uma bonequinha e fotograma, expôs os dois direto a luz para captar a silhueta do objeto.

Outer Space (1999), por Peter Tscher Kassky. Fotograma. Ele utilizou um filme, The Entity. Para mostrar que os ataques, retratados no filme, eram mais violentos, ele fez manipulações. Para isso, chegou a fazer umas 18 vezes para criar camadas. Com isso, ele confundia as distorções das imagens.

Ao término da palestra ela vendeu alguns periódicos de animação. Como não haviam muitos, pegou emails para repassar o link para quem o desejasse.

E foi isso. A noite eu ia na festinha de encerramento da Anima Fórum, mas minha princesa teve febre e tive que ir buscá-la na casa dos avós.

Espero que tenha gostado do que leu por aqui. Em breve postarei novos trabalhos.

Até a próxima.

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