quinta-feira, 22 de julho de 2010

Anima Fórum - Quarta, 21 de julho

Palestra - Fábrica de Talentos

Participantes:
Marlene Nascimento (UBA - Argentina);
Maureen Furniss (CalArts - EUA);
Eric Riewer (Gobelins - França).

Moderador: Marcos Magalhães (ABCA, Anima Mundi e PUC).


Cada participante mostrou como é montado o seu curso, em que é focado, como entrar e suas dificuldades e sucessos.
O que posso falar é que para UBA, o foco é mais acadêmico, visto que é uma Universidade (que conheço sua história, na época que morei na Argentina). Já a CalArts, bem, ela mostrou que não quer que o aluno pense que só porque é Disney, ele vai conseguir um emprego lá.
Com relação a Gobelins, ela surpreendeu. Primeiro porque o participante estava tão calado e na hora que era sua vez de falar, ele "explodiu" em seu discurso. Sua forma de falar era totalmente diferente do seu perfil. Segundo, ele estava ali para vender o seu peixe e conseguiu chamar mais atenção do que as outras duas participantes, que posteriormente tentaram mudar, mas já era tarde.

Com relação a postura do aluno, UBA e CalArts mostraram o individualismo como forma de trabalho, já Gobelins visa mais a questão em grupo.

Com relação de estrutura, tanto UBA como CalArts são cursos de graduação, sendo que a 2ª pode haver matérias isoladas. Na Gobelins é um curso somente.

Bolsas, ajudas de custo... isso ficou meio que vago nas respostas. Uns diziam que tinham, outros não.

O que os três tem em comum... o lado 2D. Para saber animar é preciso entender os princípios de animação. Já o 3D, é consequência de mercado, por isso existem cadeiras sobre o assunto.

Com relação a tempo de duração... de 3 a 5 anos, dependendo do local.

Todas mostraram trabalhos de alunos durante sua apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário