quarta-feira, 21 de julho de 2010

Anima Fórum - Quarta-feira, 21 de julho

Hoje comecei a maratona Anima Fórum. Fiquei sabendo pelo pessoal que começou ontem, mas como escrevi na postagem de terça, eu fui para ver o Infantil 1 e o Cal Arts (ambos não foram possíveis). Também fiquei sabendo que o público foi superior ao do ano passado, algo surpreendente. Creio que foi pela boa divulgação.

Comecemos ...
Masterclass I - Criação de personagens para "A Noiva Cadáver" de Tim Burton
por Jordi Grangel (Empresa: Grangel Studio)

O convidado iniciou sua palestra falando dos trabalhos que estão sendo realizados no momento.

- Hotel Transilvânia, pela Sony;
- 2º projeto - confidencial;
- Pinóquio, em Stop Motion.

Sobre filme..

Este foi um projeto de 3 anos e 1/2. Tim Burton desejava fazer este trabalho com base em um boneco que ele viu e gosto em um curta metragem de 1999 (The Periwig-Maker). Mas não pense que este é o tempo final, antes disso levou 10 anos para Tim encontrar alguém que topasse e financiasse este projeto.


Para Jordi, Tim é um excelente ilustrador e com base em seus desenhos, foram possíveis chegar a vários personagens mais facilmente. Tim trabalhou para Disney.


Grangel apresentou algumas imagens para retratar como eles trabalharam na concepção de alguns personagens. A preocupação envolvia silhetas e detalhes importantes.








O próximo passo da palestra foi a tipografia utilizada. Eles criaram uma própria para retratar o tempo vitoriano e também personalidade dos personagens principais.

Também foi comentado quanto aos desenhos de um mesmo personagem em vestuários diferentes (postaria imagens, mas estou brigando muito com o blog para colocá-las... então farei em outra postagem.)

Uma coisa que ele reforçou muito foi em relação a fazer, em uma mesma folha, diversos personagens. A alegação era para comparar o biotipo de cada um e também sua estatura. Eles sempre comparavam aos personagens principais.
Para mostrar o andamento dos model sheets, eles faziam de 14 a 15 desenhos de um mesmo personagem, para que o diretor e demais responsáveis escolhessem. Assim, eles não perderiam tempo e também poderiam até mesclar detalhes de cada um (ou alguns). Um exemplo que ele citou foi o tempo que levou para achar a melhor noiva cadáver ... 5 meses!!!

A referência dos mortos foi voltado para as festas do "Dia dos Mortos" no México. Lá, o costume é levar comida ao cemitério e comemorar com o morto. Com isso, para Tim, ele queria retratar esse lado como mais animado e retratou com o "abuso" das cores vivas.

Também eram feitos desenhos dos ornamentos, mas não foram utilizados. Só foi a título de referência.

Como disse acima, alguns personagens utilizaram caligrafias próprias e originais. Também foi criado uma caligrafia diferente para os créditos, para melhor visualização.

Do desenho a escultura...

Sempre haviam coisas a serem retocadas nas esculturas e eram feitas comparando o desenho ao que era reproduzido.

Para fazer os bonecos, eles utilizaram esqueletos diferentes e faziam vários para um mesmo personagem. O material utilizado foram o super sculpey e plastilina. A altura dos bonecos eram de 35/40 cm.
Primeiro eles faziam o esqueleto e posteriormente faziam os moldes. Trabalharam 80/90 pessoas e o tempo foi de 2 anos e 1/2.

Os personagens esqueletos eram mais complexos devido não possuirem pele, apenas ossos. Eles também faziam várias réplicas.

Para uma melhor movimentação, utilizou-se látex e silicone.

Criaram mecanismos na face. Tudo isso para movimentar melhor. Eram parafusos nas laterias. A sobrancelha saia.

Existia o departamento para as roupas. Algumas peças também eram feitas em metal, devido serem muito delicadas. O uso do aerografo também foi utilizado. Ele chegou a mostrar no vestido da noiva.

Ambiente ...

O ambiente era da época vitoriana.

O cenário foi feito em estúdio. Muitos chegavam a 5 metros de altura. Existiam outros tamanhos também: 10/12 cm (réplicas), 60/70 cm e 3/4 m. As vezes faziam um mesmo cenário com vários tamanhos.

Os objetos eram muitos.

Os melhores...

Para ele, sem duvida algum eram os animadores. Sem eles, Vitor seria apenas um boneco. Para mexer em cada detalhe do boneco, utilizava-se até pinça.

O custo deste trabalho foi de 40 milhões de dolares.

Além dos animadores, também estavam outros profissionais no set de filmagem (para iluminação, para o computador, para câmeras...) Ele chegou a mencionar uns 20 iluminadores e 10 câmeras.

Não pense que utilizou 3D puramente. Não.... 99% foi em Stop Motion e apenas 1% foi em computação gráfica (fundo, corvo e chuva).

Mesmo com tudo isso, ele ainda ressaltou que faziam testes para cada movimento (com ossos, com personagem, com roupas...). O som também foi testado.

Bem, esta palestra foi muito legal e não fique triste porque perdeu. 50% do que foi dito está no bônus do filme... então é ir na locadora e pegar para ver.

PS: Na próxima postagem colocarei algumas imagens da palestra.

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