quinta-feira, 22 de julho de 2010

Anima Fórum - Quinta, 22 de julho

Mais um dia no Anima Fórum. A manhã foi uma delicia, hehee... tinha laranja, alface... Eu sei. Que história mais doida é esse?? Eu explico. A maioria colocou a mão na massa, na sonoplastia. Eu não cheguei a me oferecer, mas adorei ver tudo que rolou.

Vamos relatar...

Masterclass II - Sonoplastia para Animação
por Andy Malcolm

O convidado iniciou sua palestra mostrando um trecho do filme: Track Stars e explicando detalhes da sonoplastia utilizada na época.

Ele mencionou que tem uns 400 pares de sapato e que geralmente faz o som dos passos primeiro.

Voltando a cena do filme, ele mostrou que foram utilizados vários objetos para produção de som.

Na próxima cena, ele comenta que trabalhou no filme Alice, de Tim Burton. A filmagem mostrada quando Alice estava tentando abrir as portas da salinha aonde se encontrava. Nesta cena, ele utilizou umas 15 trilhas separadas.

Uma característica dele é que gosta de ouvir a trilha sonora guiada entorno aos diálogos. Outra questão, ele nunca assiste o filme com antecedência.

Na próxima cena, ele mostrou a sequência da casa de chá. Primeiro com a sonoplastia e posteriormente com as vozes. Até brincou, dizendo que chegou a quebrar algumas louças francesas para a cena apresentada.

Seguindo, ele mostrou a sequência aonde a rainha branca e Alice estavam na cozinha. Nesta, ele utilizou umas 50 trilhas diferentes.

Mas uma cena foi mostrada do filme, mas ela foi cortada na pós-produção.

Geralmente ele trabalha com 2 microfones, para registrar diferentes trilhas.

E foi assim essa primeira parte da palestra. Com amostras de trechos de filmes e comentários a respeito de técnicas, gostos e sons.

A segunda parte da palestra foi mais didática. Ele convidou várias pessoas para fazerem a sonoplastia de um filme e posteriormente de uma animação. Ele utilizou um microfone direcional, material para a sonoplastia e o Pro Tools para capturar trilhas e montar.

Algumas observações, enquanto ensinava os participantes:
  • Para fazer um som de uma batida em um inseto, utilizou alface;

  • Para utilizar as laranjas, ele mandou aproximar do microfone, pois o som é baixo;

  • Uma das coisas mais importantes nos efeitos sonoros é o peso;

  • Para aprender a andar, é algo bem complexo, pois cada movimento é diferente;

  • Para som de neve, ele utiliza amido de milho. Já para grama, utiliza fita cassete e fita de vídeo;

  • Ele possui um arsenal de barulhos de som animado;

  • Para o som de pintinhos, ele utilizou uma luva de borracha balançando;

  • Já para fazer as penas de um galo batendo asas, ele utilizou um espanador batendo entre dedos;

  • Quando grava, não faz compressão.
Ele obtem os objetos a 25 anos. Anda em várias lojas de antiguidade, brechos...

Grande parte do som começa na parte da produção. O pessoal do sound design é quem os contrata. Ele não tem nenhum controle na mixagem final.

Normalmente eles ouvem os diálogos dos atores. Eles precisam conhecer a história, mas eles não recebem o roteiro como acompanhamento.

O microfone que ele utilizou na didática foi direcional, NK 416. As vezes, eles colocam um laser para facilitar a direção apontada para o objeto.

Uma coisa que ele mencionou foi que entrega TODO o arquivo original ao estúdio, mas ele também tem um arquivo de 10 anos de tudo que já fez. Ele não pertence a nenhum sindicato e se ocorrer algum problema de uso indevido, ele deixa para lá.

Bem, foi um Masterclass bem legal. Aposto que meu professor Marcos Zappala iria adorar. Na próxima postagem colocarei algumas imagens dos alunos fazendo sonoplastia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário