quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia 27 de outubro - Amostra Carioca da 7ª edição do dia Internacional da Animação

Apesar do dia Internacional da Animação começar dia 28, quarta-feira deu-se inicio as amostras de cada estado do Brasil. Como moro no Rio de Janeiro, os curtas apresentados foram daqui.

O que passou por aqui foram, a maioria, animações 2D. Não sei se foi pelo fato de ser Gabriel Cruz o responsável em convidar os animadores em 2D para apresentarem seus curtas ou se a tendência da amostra era 2D. Tiveram 22 animações universitárias (apenas 2 em 3D) e 13 animações profissionais (nenhuma em 3D).

O que eu achei?? Bem, pouquíssimos curtas universitários deveriam ser apresentados neste evento, já que tenho um orientador muito exigente, me ponho exigente também ao ver o que foi apresentado. Já os profissionais, alguns pecaram no roteiro (cansativo ou de pouca compreensão), mas, melhores na parte de movimentação do personagem .. afinal, tiveram tempo e dinheiro para expor o trabalho, o contrário dos universitários. O que me chamou a atenção foi terem apresentado 6 episódios(?) da animação "Peso morto".

Voltando a parte universitária, teve todo tipo de animação em 2D: animação experimental, animação em película, com recorte, para propaganda e para projeto final. Mas, friso, a maioria em 2D. Outra questão foi o fato de algumas não terem nem titulo. Muito estranho.

Bem, não tenho nem como colocar a listagem do que foi apresentado e nem tenho foto do evento, pois nem levei a máquina, mas foi bom rever a UFRJ (utilizaram a igrejinha localizada na parte do curso de administração) ... saudades, muitas saudades...

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário